VALONGO, CIDADE UTÓPICA
Workshop - Democracia Participativa
Começamos a apresentar em Abril o nosso novo workshop sobre Democracia Participativa. Em tempos de fake news, desinformação e desinteresse pela participação cívica, é fundamental educar e promover nos alunos o espírito de cidadania ativa.
Durante a atividade, os alunos puderam aprender mais sobre a importância do envolvimento cívico e como podem fazer a diferença na sua comunidade por meio da participação ativa na tomada de decisões.
Ao longo das atividades do workshop, os alunos tiveram a oportunidade de discutir temas como direitos e deveres dos cidadãos, sistemas de governo e formas de participação política. Eles também realizaram simulações de debates e votações, promovendo assim a capacidade de argumentação e trabalho em equipa.
Além disso, os jovens aprenderam sobre a importância da escuta ativa e do respeito às diferentes opiniões, essenciais para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. No final, pudemos perceber que se tornaram mais conscientes de seu papel como agentes de mudança e das possibilidades que têm para ser cidadãos mais participativos nas decisões que os rodeiam, e com uma visão mais crítica em relação aos desafios da sociedade.
Workshop - Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial ocupamos a Sala dos Alunos da Escola Secundária de Valongo com atividades sobre o tema.
Durante toda a tarde os alunos puderam aprender sobre a importância da inclusão e da valorização de diferentes culturas e etnias ao redor do mundo. Nas paredes podiam ler-se várias frases sobre discriminação e questões raciais, de personalidades conhecidas, sobre as quais os alunos foram convidados a refletir e a expressar-se.
Outra das atividades foi a pintura coletiva, durante a qual os alunos puderam perceber como as suas diferentes perspectivas e habilidades se podem complementar e resultar numa obra de arte única e inspiradora, promovendo a importância do trabalho em equipa, da colaboração e do respeito mútuo.
Além disso, o workshop também proporcionou aos alunos a oportunidade de se expressarem de forma criativa e livre, e explorar novas técnicas de pintura e colagem, cores e texturas, e deixar fluir a sua imaginação. E perceberam que Juntos, podemos fazer a diferença e criar um mundo mais justo e inclusivo para todos.
“Realidade Aumentada, Passado-Presente-Futuro: Um projeto de Humanidades Digitais em Valongo” .
Orientado pelo Doutor Luciano Moreira, investigador do CETAPS, este projeto da pesquisadora Roberta Rodrigues tem como objetivo investigar e reconstruir memórias por meio das Humanidades Digitais.
Utilizando a Realidade Aumentada como ferramenta de imersão, irá criar um roteiro fisico-digital que compartilhe narrativas que se integrem a identidades regionais utópicas como forma de reconstruir e divulgar experiências humanas.
Esse roteiro irá ser criado com a colaboração dos alunos, que para isso irão participar em workshops de áreas diversas como: Humanidades Digitais, Produção Audiovisual, Utopia enquanto agente transformador e Valores Utópicos.
Estes workshops permitirão aos participantes expandir a sua visão de mundo, dessa forma estimulando a sua criatividade e o pensamento inovador. As ferramentas adquiridas irão permitir que a recolha das narrativas seja feita pelos alunos, promovendo o interesse de explorar a História do seu território, das pessoas que se destacaram pela sua trajetória, e de memórias e tradições orais.
São várias atividades que contribuem também para a construção de um sentido de comunidade e que no final resultará num projeto piloto de um roteiro utópico de Valongo.
Workshop: Mural Coletivo no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Por ocasião da celebração do aniversário da Declaração da carta dos Direitos Humanos, convidamos o artista plástico Alexandre Rola para colaborar connosco num dia dedicado à promoção dos valores da carta, nesta atividade que pretendeu reforçar a importância de todos defendermos e continuarmos a lutar pelos valores da dignidade, liberdade e justiça.
Durante toda o dia, estivemos na Sala dos Alunos da Escola Secundária de Valongo, onde os alunos tiveram a oportunidade de expressar as suas ideias e sentimentos através da arte, trabalhando juntos para criar uma pintura que simbolizasse a importância dos direitos humanos. Puderam aprender mais sobre a história da Declaração dos Direitos Humanos e como ela impacta muitas vidas até aos dias de hoje.
Além disso, os alunos também discutiram temas como igualdade, liberdade e justiça, e puderam refletir sobre o papel de cada um na promoção e defesa dos direitos humanos.
Este workshop foi não apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas também uma forma de celebrar os direitos humanos e destacar a importância de respeitar a dignidade e os direitos de todas as pessoas.
Workshop : A Inteligência Artificial - Artes, Ciências e Humanidades
Em Dezembro começamos a apresentar uma nova atividade sobre Inteligência Artificial. A atividade foi dividida em três sessões, para os alunos terem tempo de pesquisar sobre uma área que está na ordem do dia mas sobre a qual sabemos pouco. Estas atividades permitirão aos alunos terem a oportunidade de se debruçarem e pesquisarem sobre o tema de forma aprofundada.
Numa primeira sessão os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao documentário "Artificial Intelligence - 60 Minutes Documentary", em que puderam ver o que de mais avançado está a ser feito ao nível da Robótica e da Inteligência Artificial e os riscos e perigos do uso da IA.
Numa segunda sessão, e após pesquisarem em casa os alunos organizados em grupos escolherão uma área da IA que lhes interesse explorar e irão aprofundar conhecimentos, procurando mais informação tanto em textos científicos como em textos de ficção científica.
Numa terceira sessão os alunos apresentarão as suas visões críticas sobre o futuro próximo da IA, os desafios e perigos, a necessidade de regulação e as vantagens. No final da sessão existiu um momento de debate e diálogo em que as turmas puderam perceber outras perspectivas e refletir sobre os desafios que a IA nos traz e trará num futuro muito próximo.
Festival da Imaginação Coletiva
No dia 20 de Novembro, teve lugar o Festival da Imaginação Coletiva. Durante toda a tarde, na Casa das Artes em Valongo tivemos várias atividades gratuitas para a comunidade escolar. Os workshops foram cuidadosamente planeados para estimular a criatividade e a experimentação, para proporcionar aos alunos a oportunidade de explorarem diferentes áreas e atividades. De oficinas de música e vídeo a experiências científicas e projetos artísticos, cada atividade foi pensada para despertar a curiosidade, a criatividade e a imaginação dos jovens.
Começamos a tarde com uma apresentação do Norberto Amaral, organizador da TedXPorto, que desafiou os alunos para uma cidadania mais presente e ativa, mostrando exemplos e personalidades que com pequenos gestos transformaram realidades.
Depois, ao longo de toda tarde os alunos tiveram a oportunidade de participar em vários workshops, que resultaram em uma pequena apresentação no final das sessões. Foi inspirador ver a maneira como os alunos se envolveram nas atividades, demonstrando muito interesse e entusiasmo.
O Festival acabou por representar um verdadeiro exercício de utopia. Os jovens tiveram a oportunidade de explorar de forma livre as suas paixões e interesses, sem restrições ou limitações impostas pelo currículo escolar tradicional, um momento em que a educação se foca mais na criatividade e na colaboração, em vez de apenas na memorização e avaliação.
Que possamos continuar a promover ideias de criatividade e da inovação, para construirmos juntos um futuro onde a utopia se torne realidade, usando este poder transformador que a educação e a arte têm nas nossas vidas.
Workshop - “Who Am I? How to express yourself through art and collage”
Desenvolvemos um novo workshop denominado "Who Am I? How to express yourself through art and collage", direccionada ao ensino primário. Durante a atividade, os alunos são convidados a explorar diferentes formas de se expressar através da arte, aprendendo a usar cores, texturas e formas para transmitir as suas emoções e sentimentos. Esta semana estivemos na Escola Básica de 1.º CEB de Campelo a apresentá-lo pela primeira vez.
Ao longo do workshop, os alunos refletiram sobre quem são, quais são as suas qualidades, interesses e sonhos, e tiveram de encontrar formas de representar esses aspectos através da expressão artística.
Recorrendo a diversas artes (ex. pintura, teatro, colagem) e combinando-as, os alunos exploraram a sua identidade e desenvolveram um projeto final com base nas respostas e pensamentos que surgiram durante a atividade.
Além disso, o workshop também proporcionou um espaço para que os alunos compartilhassem as suas criações com os colegas, promovendo a troca de ideias, a valorização da diversidade e o respeito às diferenças.
Puderam perceber como a arte pode ser uma forma de expressão, capaz de nos aproximar das nossas emoções. E que, através dela, cada um de nós pode deixar a sua marca única no mundo.
Workshop - Grandes Mentes Utópicas
Em Abril, reativamos um projeto que nos é muito querido, as Grandes Mentes Utópicas de Valongo. Este é um projeto que procura criar um registro e memória de personalidades que se tenham destacado e possam ser considerados utópicos. Pedimos aos alunos que refletissem sobre o conceito de “utopia” e nos dessem a sua definição.
Depois, recorrendo a alguns mapas, tentámos criar versões utópicas de Valongo em que tudo pudesse acontecer e existir. Por fim, iniciamos a nossa busca pelas Grandes Mentes Utópicas de Valongo, pedindo aos alunos que nos dissessem se conheciam alguém que pudessem considerar utópico na sua cidade ou bairro. Essa busca continuará ao longo do próximo ano, com a colaboração de uma investigadora que trabalhará com o nosso projeto, e desenvolverá um projeto na área das Humanidades Digitais, bem como com a colaboração dos alunos e demais membros da comunidade.
Com esse estudo pretendemos mapear a utopia em Valongo, bem como promover a ideia de uma história colectiva.
Workshop - "How it feels to be in a woman’s or in a man’s shoes"?
Em Março começamos o nosso workshop intitulado "How it feels to be in a woman’s or in a man’s shoes?”, que trouxe à tona questões importantes sobre género e empatia. Durante o workshop, os alunos foram desafiados a refletir sobre as suas próprias experiências, crenças e preconceitos em relação ao género oposto.
Através de atividades práticas e discussões em grupo, os participantes puderam explorar como a sociedade molda a nossa percepção de género e como podemos trabalhar para combater estereótipos e discriminação.
Os alunos experimentaram colocar-se no lugar do outro género, não apenas para aprofundarem a sua consciência sobre as suas lutas quotidianas, mas também para promover comportamentos e pensamentos de cuidado mais conscientes, que podem contribuir para que o outro género se sinta mais seguro e menos julgado.
Além disso, o workshop também abordou questões relacionadas à igualdade de género, incluindo a disparidade salarial, violência doméstica e o papel das normas sociais na perpetuação dessa desigualdade.
Num mundo onde as desigualdades de género ainda persistem, é fundamental que continuemos a promover a empatia e o diálogo aberto sobre essas questões. O workshop foi uma oportunidade única para os alunos expandirem os seus horizontes e se tornarem mais conscientes sobre as questões de género.
Em dia de REIS, Falar de RAINHAS
No dia 6 de janeiro, os alunos da Escola Secundária de Valongo participaram no lançamento do livro "Inês & Nós - Trinta e uma novas histórias de Inês de Castro", uma coprodução de alunos de Valongo e da Universidade de Campina Grande.
Workshop - "Theatre of emotions"
No dia 7 de dezembro visitámos a Escola Básica de 1.º CEB de Campelo e fizemos o novo workshop “O teatro das emoções”. Conversamos sobre o que são emoções, e os alunos tiveram a oportunidade de aprender a reconhecer emoções por meio de atividades artísticas.
Um clima emocional favorável permite um melhor relacionamento tanto com o professor como com os colegas e, em geral, promove um encontro positivo com o mundo escolar.
As conversas que tivemos com os alunos foram muito interessantes e agradecemos muito pela participação!
Seminário - Utopismo Feminista Contemporâneo
Em novembro, a nossa investigadora Joana Caetano apresentou um seminário sobre o trabalho que tem desenvolvido sobre Utopia e Feminismo, em torno da autora Ursula K. Le Guin.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a autora, e os temas que a sua obra aborda. O seminário proporcionou uma reflexão crítica sobre temas da atualidade, e uma conversa com os alunos sobre questões como feminismo, ficção científica e possibilidades de futuros alternativos.
Workshop Utopia e Distopia
Em novembro, começamos a promover o nosso novo workshop sobre Utopia e Distopia. Convidamos os alunos a explorarem estes conceitos recorrendo ao romance "1984" de George Orwell, o que proporcionou reflexões enriquecedoras e discussões muito estimulantes. Conversamos também sobre as questões das mudanças climáticas através da "Parábola do Semeador" de Octavia Butler. Os alunos tiveram a possibilidade de explorar estas duas obras literárias marcantes, através de uma análise aprofundada de temas actuais e de relevância.
Festival Imaginação Coletiva
No dia 16 de Setembro teve lugar o Festival Imaginação Coletiva na Escola Secundária de Valongo.
Nesta edição do Festival, juntamos artistas, professores, alunos e a comunidade em torno da arte, da sustentabilidade e do trabalho manual. Os alunos e outros membros da comunidade tiveram oportunidade de assistir a uma peça de teatro-dança sobre multiculturalismo, experimentar diferentes áreas criativas e co-criar objetos artísticos.
Workshop “A Escola Ideal”
Continuamos a trabalhar ideias sobre o que seria “Uma Escola Ideal”. Através de algumas atividades os alunos conheceram escolas de outros lugares do mundo com características muito diferentes das que eles frequentam. Puderam depois refletir sobre o que eles proporiam caso pudessem decidir o que gostariam de mudar na sua própria escola. Pensando sobre questões como:
-
Aprendizagem e avaliação
-
Arquitetura e Sustentabilidade
-
Atividades Extra Curriculares
-
Tecnologia
O resultado foram as propostas que reunimos para a criação de um manifesto com os desejos de muitos alunos das Escolas do Concelho.
Workshop Dia Internacional da Cidade Educadora
No âmbito do Dia Internacional da Cidade Educadora, promovemos um workshop sobre graffiti e inclusão. Convidamos a artista Rafi die Erste, que esteve recentemente em Cabo Verde a desenvolver um mural colaborativo com a comunidade de Safende, na cidade da Praia, para partilhar com os alunos sobre a experiência e para os conscientizar do poder da arte. Foi uma experiência muito enriquecedora, e os alunos irão agora desenvolver um projeto para um mural que eles mesmo irão criar na escola.
No início do mês de Dezembro, como segunda parte da atividade do Workshop sobre Graffiti e Inclusão, os alunos pintaram um mural sobre o que seria uma escola mais inclusiva. O mural foi desenvolvido e executado pelos alunos que expressaram as suas ideias através da arte, promovendo os valores que eles consideram essenciais para a “sua cidade Educadora.”
Workshop - Criando Espaços Divertidos para Aprender
Durante o mês de Junho promovemos um novo workshop para os alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo e na Escola Básica de São Pedro da Cova. O objetivo da atividade foi refletir sobre a importância do espaço escolar, especificamente as salas de aula, e como esses espaços podem influenciar as emoções dos alunos. Uma maneira interessante de refletir e inspirar através da arte, em que os alunos foram convidados a criar a sua ideia de uma sala de aula perfeita. Os desenhos dos alunos podem servir como motor de inspiração para uma sala de aula do futuro, pensada para os alunos do séc XXI.
Workshop Healthy Minds, Healthy Lives - Removing Filters from Social Media
Na intenção de promover uma melhor saúde mental dos alunos em tempos de pandemia, a equipa Utopia 500 promoveu um segundo workshop sobre o tema.
Nesta segunda atividade, exploramos as redes sociais e a forma como os alunos a utilizam. Os alunos foram convidados a reflectir sobre aquilo que consomem nas redes, e a desenvolverem um olhar crítico sobre o que lhes é mostrado todos os dias.
Através de exemplos práticos e exercícios, os alunos puderam perceber como a realidade das redes sociais é ficcionada e como ilustra quase sempre situações que foram planeadas ao detalhe. As atividades possibilitaram uma reflexão e debate sobre o que eles mesmos partilham nas suas redes e como essa realidade ficcionada influencia a forma como eles mesmos se vêm.
Workshop Healthy Minds, Healthy Lives - making friends with your emotions
Para ajudar a enfrentar os desafios que os tempos de pandemia trouxeram, a equipa Utopia 500 planeou uma série de workshops sobre a importância da atenção à saúde mental.
Neste primeiro workshop foram trabalhados os temas das emoções e da necessidade dos alunos se familiarizarem e reconhecerem emoções que podem ser sinais de alerta. Foram abordadas estratégias para promover nos alunos uma maior resiliência às dificuldades adicionais que podem surgir nestes tempos em que a socialização está tão condicionada.
Os alunos tiveram a oportunidade de verbalizar algumas emoções com que se confrontaram pela primeira vez nos últimos tempos, e puderam reflectir sobre como enfrentar as emoções mais negativas de uma forma mais construtiva e proativa.
Workshop "Alguma vez te sentiste sozinho?"
No dia 16 de Dezembro de 2020, a equipa Utopia 500 promoveu um workshop online sobre o tema das emoções. O material preparado a partir de poemas de Ana Luísa Amaral, serviu como ponto de partida para que os alunos reflectissem sobre as suas emoções, sentimentos e sensações. Os alunos foram convidados a partilhar o que sentiam, e a debaterem sobre o estratégias e formas para lidar com as dificuldades que algumas emoções despertam.
O workshop teve lugar online, com a presença da escritora Ana Luísa Amaral, que contribuiu para a reflexão e com quem os alunos puderam interagir.
Workshop Act Utopian
Apesar das condicionantes impostas pelo COVID-19, a equipa Utopia 500 adaptou a sua atividade, e entre Novembro de 2020 e Fevereiro de 2021 promoveu online o workshop "Act Utopian".
Os alunos foram convidados a reflectir como podem ser mais proativos e envolvidos na sociedade. As palavras-chave dos workshops foram: proatividade, empoderamento, cuidado e solidariedade. Durante o curso os alunos foram capazes de perceber a importância de estar atualizado sobre as notícias à escala global e local, bem como as infinitas possibilidades que existem de envolvimento numa cidadania mais ativa.
Projeto Horta Pedagógica
O Projeto Horta Pedagógica / Eco-Escolas decorreu na Escola Secundária de Valongo entre os dias 21 de fevereiro e 10 de março de 2020. Este projeto tinha como objetivos: refletir sobre a questão da preservação ambiental, por meio da redução da produção de lixo e da reciclagem de materiais orgânicos em compostores, e da consciencialização sobre o impacto ambiental causado pelos agrotóxicos, por meio do incentivo a uma alimentação saudável e da produção de uma horta coletiva e pedagógica. As atividades foram realizadas com diferentes turmas do Ensino Secundário e Profissional. Inicialmente, fez-se um reconhecimento e identificação do local de implantação da horta e formação da equipa de apoio, definiram-se objetivos e ações de desenvolvimento do projeto e procedeu-se ao levantamento das hortícolas mais consumidas na cantina escolar. Após se realizarem algumas reuniões de recrutamento de participantes para o Projeto Horta Pedagógica, passou-se à discussão e operacionalização da instalação de dois compostores (fornecidos pela LIPOR). Foram também discutidas estratégias de implantação de rebentos e o fornecimento de terra e adubos para a horta.
No dia 6 de Março começaram as atividades práticas: efetuou-se a limpeza de uma área aproximada de 6 x 2 metros, que em seguida foi adubada com material já fruto de compostagem oriundo da LIPOR (dois sacos de cerca de 7 kg) e a plantação dos primeiros rebentos de cebolinho, limonete, e algumas aromáticas (para o Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar), como a lavanda, hortelã e menta aquática.
Por fim, tínhamos agendada a instalação dos compostores e uma oficina sobre compostagem para o dia 17 de março – que infelizmente não se pôde realizar devido à suspensão das atividades letivas por causa da pandemia Covid-19. Esta última atividade será remarcada logo quando for permitido.
Plogging na Serra de Valongo
No dia 3 de maio de 2019, participamos ativamente em limpar o meio ambiente com um evento intitulado "Plogging“. Plogging é uma combinação das palavras jogging + plockaupp que significa “apanhar o lixo enquanto se corre pela natureza". O destino que escolhemos foi o parque da Serra de Valongo, pois é conhecido por ter algum lixo na área. A equipa era formada por cerca de 100 alunos do 8º ao 12º ano, da Escola Secundária de Valongo. O evento durou três horas e resultou na colheita de nove sacos cheios de lixo, maioritariamente incluindo plástico. Este evento demonstrou quanto lixo pode ser recolhido num percurso de 5km, exemplificando a necessidade de haver mais medidas, e também mais consciência sobre a sustentabilidade ambiental.
WORKSHOP
Pegada Ecológica: de quantos planetas precisamos se toda a gente viver como tu?
No dia 1 de abril de 2019, a equipa Utopia 500 apresentou um workshop com o título “Pegada Ecológica: de quantos planetas precisamos se toda a gente viver como tu?”, na Escola Básica do Campo, Valongo. O mesmo Workshop foi apresentado na Escola Secundária de Valongo, no dia 3 de maio, seguido por um evento "Plogging", na Serra de Valongo.
O objetivo do nosso workshop, dirigido ao 8º, 9º e 10º e 12º ano do ensino secundário, foi aumentar o interesse dos alunos pelo impacto que as atividades humanas tem sobre o meio ambiente, e dar-lhes algumas sugestões para reduzir o seu impacto pessoal e se tornarem mais “verdes”. Ao mesmo tempo, tentámos partilhar a ideia de que se queremos atingir sustentabilidade, precisamos de nos tornar mais ativos como cidadãos. Ainda não é demasiado tarde, podemos ajudar o nosso planeta incrível.
A apresentação incluiu algumas explicações teóricas acerca das definições de pegada ecológica, pegada de carbono, alterações climáticas e aquecimento global; atividades interativas, como um website para calcular a pegada ecológica e um quiz, e ainda um debate sobre a maneira que as nossas atividades diárias impactam o meio ambiente.
WORKSHOP
Sustentabilidade e a Serra de Valongo
Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, 7 e 8 de Março de 2019, a equipa Utopia 500 realizou vários workshops em diferentes escolas básicas de Valongo (EB 1 de Campelo, EB de Fijós, EB da Balsa e EB de Paço). O workshop, intitulado “Ecotopia: sustentabilidade e a Serra de Valongo” teve como objetivo aprofundar o conhecimento das crianças acerca da Serra de Valongo, os seus ecossistemas e espécies. Na primeira parte do workshop consistiu na visualização de trechos do filme de animação ‘Lorax’ que mostra a extinção da natureza e criação de um novo mundo onde tudo é artificial (incluindo as árvores), o ar é comprado e não existe luz solar.
Após o filme, foi feita uma apresentação com três partes: em primeiro lugar, fizemos três questões sobre o filme para ver se as crianças compreenderam os temas principais; a seguir, foi feita uma apresentação sobre a Serra de Valongo, os seus diferentes ecossistemas e seus respetivos animais; e por fim, na parte prática do workshop, cada criança pintou um animal da Serra de Valongo que depois foi colado num cartaz da turma.
WORKSHOP
A sustainable and better future for our planet and society
No âmbito do protocolo celebrado entre o CETAPS / Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo, a equipa Utopia500 comprometeu-se a realizar workshops intitulados Ecotopia - a sustainable and better future for our planet and society, com alunos da Escola Secundária Valongo. O três primeiros workshops realizaram-se no dia 18 de janeiro com as turmas 12 CT2, 10 CSE e 10 CT1.
No âmbito do workshop realizou-se uma atividade na qual se pediu aos alunos para delinearem diferentes estratégias (estratégias para uma vida mais sustentável e estratégias de sensibilização para questões ecológicas). Abaixo encontram-se os trabalhos finais dos alunos, por turma.
WORKSHOP
A sustainable and better future for our planet and society
No âmbito do protocolo celebrado entre o CETAPS / Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo, a equipa Utopia500 comprometeu-se a realizar workshops intitulados Ecotopia - a sustainable and better future for our planet and society, com alunos da Escola Secundária Valongo.
Após o éxito dos três primeiros workshops do dia 18 de janeiro, a equipa voltou à mesma escola no 27 de março, para realizar dois workshops sobre o conceito de sustentabilidade em diversas áreas: arquitectura, jardins, comida, moda, turismo... Neste dia as turmas participantes foram 11 CH3 e 10 CT1.
No âmbito do workshop realizou-se uma atividade na qual se pediu aos alunos para delinearem diferentes estratégias: estratégias para uma vida mais sustentável em Valongo e estratégias de sensibilização para questões ecológicas. Abaixo encontram-se os trabalhos finais dos alunos, por turma. As turmas participantes foram: 11 CH3, 10 CT1, 11CT4, 11 LH1 e 1TT.
WORKSHOP
Renewable Energies
A 28 de abril, a equipa do projeto Ecotopia organizou vários workshops intitulados "Energias Renováveis". Os workshops foram realizados pelos nossos estagiários Serena Ciaraglia, Ana Souto, Ilaria Arena e Paolo Chelo e na Escola de Ensino Básico de Campelo 2.
O objetivo desta atividade era apresentar as energias renováveis às crianças e mostrar-lhes como é possível criar um futuro um pouco mais sustentável.
Houve um total de duas sessões com alunos de primeiro e de quarto ano. Cada sessão foi constituída por uma introdução sobre os principais tipos de energias renováveis e após esta apresentação inicial foram dinamizadas atividades interativas para as crianças aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo.
Primeiro ano
Quarto ano
Street Art presentation for
"The school that leaves no one behind"
On November 5th, 2021 - the team of Utopia500 together with graffiti artist RAFI die Erste visited the Escola Secundária de Valongo to host a workshop on graffiti and inclusion. This workshop is part of the activity "The Educating city leaves no one behind" and students will have the opportunity to express their creativity: they will create a proposal in Art classes throughout the month of November and on the 30th they will paint a mural at their school.